sábado, 26 de dezembro de 2009

Pausa para as Festas

As gravações estão paradas para as festas de fim de ano, devendo retornar logo...

Mas antes de parar estivemos gravando a segunda leva de percussões com o Gilson, que fez um trabalho muito especial, depois mais backings, e estiveram no estúdio o próprio Tuta, que gravou vários backings, o Caue que gravou também algumas vozes e um violão mais, o Janiel colocando vozes e a Daniela que passou umas quantas horas gravando também backings com a gente.

Foram dias muito corridos, mas muito produtivos, e com isso as gravações vão chegando realmente perto do fim, agora falta muita pouca coisa e isso vai aliviando a gente.

Agora em Janeiro vamos voltar com força total pra finalizar o disco!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Backings II

Hoje o Janiel veio pra começar a gravar os backing com o Claudio, alem do dueto dele na musica "Bons Amigos" onde ele divide as vozes com o Tuta, uma musica que fala de uma amizade sincera, e nada melhor que um grande amigo pra cantar isso com ele.

A manhã rendeu bastante e foram gravadas as três primeiras músicas, e nos fez lembrar a gravação do "Da Montanha", onde a maioria dos backings foram gravados pela mesma dupla.

Na semana que vem tem mais...
Obs., na foto acima, Tuta e Janiel antes de uma apresentação em São Paulo em 2007.

Cilada

Neste projeto, uma das musicas "Cilada" é uma parceria do Tuta com o Davi Heller, onde ele fez a letra e o Tuta a musica. Por motivos técnicos, a gente não gravou a musica antes, e ontem começamos a grava-la.

Bolamos um arranjo bem diferente do resto das musicas do CD, e esperamos que fique muito bacana, já que a letra também é bem legal.

Eu gravei umas guitarras cheias de delay, e uma novidade é que utilizamos este efeito em tempo real diretamente no software de gravação.

Ainda é cedo, mas assim que o arranjo e a gravação deste tema for avançando, vamos ir contando mais, por enquanto temos as guitarras já gravadas.

Aleluia

O Rege gravou o seu arranjo de violões pra musica Aleluia (Quero cantar o amor). Este tema tem um clima bem descontraído e deve agradar a galera que curte o som do Tuta.

Aproveitando a visita dele, também arrematamos alguns riffs de outra musica e também algumas outras coisinhas que estavam penduradas...

No final junto com o Claudio e ele demos uma ouvida geral em tudo, e ele acabou dando algumas idéias muito bacanas pra hora da mixagem.

Grande Rege!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Backing Vocals!

Iniciando a reta final das gravações do disco, hoje começamos o processo de gravação dos “backing vocals”.

Foi um dia muito produtivo, com um sistema muito interessante, aonde o Claudio vai compondo, improvisando sobre as proprias musicas e essas idéias vão sendo gravadas como guias, para que depois sejam substituídas pelas vozes finais.

Isso da muita liberdade pra criar linhas bem originais, de arriscar bastante e ir moldando os backings de uma maneira mais intuitiva.

O Cláudio mandou muito bem e criou umas linhas muito bacanas pra varias das músicas, provavelmente neste sábado gravemos as vozes finais, com a participação dos grandes cantores Janiel e Daniela.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Percursão é com o Gilsão!

Esta última segunda-feira, tivemos a primeira sessão de gravação da percussão com o Gilson Oliveira (Grupo Tauató, Jorge Camargo, etc...).

A sessão foi muito proveitosa, e o cara mandou super bem logo de primeira, gravando já três faixas, Acalmar”, “Armação” e “Eu vou”. Nas duas primeira, ele utilizou um instrumento que dá um “colorido” muito especial nas músicas que é um “vaso de barro”, alem de uma outra serie de apetrechos de sons e nomes estranhos que só ele sabe!

Como bom corintiano, o resultado foi excelente e agora ficamos no aguardo de sua próxima visita ao estúdio, onde ainda restam umas outras duas faixas.

O Gilson foi também quem gravou nos CDs “TUFANO” do Claudio e no “Da Montanha” também do Tuta.

Com isso, agora posso dizer que as gravações estão chegando ao fim, e eu não vejo a hora de começarmos a mixar este CD.

Ps: A foto deste post é das gravações do TUFANO.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Resposta


Num mundo cheio de qustões mal resolvidas,dúvidas e incertezas,
o homem precisa de uma resposta,precisa conhecer a verdade,
tem que encontrar Jesus em seu caminho. É disso que trata a música "Resposta"

"Caminhando por caminhos que escolhi, conheci o mundo mau lá fora.
Conheci a dor e o medo de andar sem saber aonde chegar.

Procurei uma saída, uma razão, mas não encontrei resposta.
Percebi, então, que gente como eu nunca vai a lugar nenhum.

Mas Jesus me apareceu no caminho e me fez ver que com Ele dá.
Desde então com Ele eu estou seguindo, agora sei aonde vou chegar.


Caminhando com Jesus agora eu vou, é com Ele que eu estou agora.
Sei que nada poderá nos separar, porque Ele quer comigo sempre estar.

Procurei uma saida, uma razão, e em Jesus eu encontrei resposta.
Sua graça, Seu amor e Seu perdão me trouxeram vida nova, salvação.

Meu Jesus me apareceu no caminho e me fez ver que com Ele dá.
Desde então com Ele eu estou seguindo, agora sei aonde vou chegar.

É assim que eu sou, é assim que estou, é assim que vou.
É com Jesus que eu sou, é com Jesus que estou,
é só com Ele que eu vou.
Sem meu Jesus eu não sou, sem meu Jesus nunca estou,
sem Ele eu não vou, não vou a lugar nenhum".

sábado, 5 de dezembro de 2009

Chegaram os pianos do Flávio!

Hoje o Flávio (Flavio Regis – VPC), entregou pra gente as gravações dele, um piano na música “Armação” e um piano elétrico (Rodes) em “Deixa eu ficar aqui”, e ambas ficaram muuuito show, engrandecendo muito as duas faixas.

Com ele utilizamos um método diferente de gravação, já que o Claudio enviou as duas faixas para o Flavio e ele gravou a parte dele em seu próprio estúdio e depois mandou tudo de volta pra gente com as faixas deles já gravadas uma maravilha

Este processo foi muito legal, pois ele teve 100% de liberdade pra fazer aquilo que acha-se necessário devolvendo já pronto pra gente, não interferimos em nada (ainda bem, pois ficou maravilhoso), mas tínhamos a expectativa de saber o que ele ia fazer.

Para finalizar, hoje o Alê apareceu a tarde no estúdio e disse pro Claudio “grava isto aqui” e colocou um Baixo “fretlees” na musica “Acalmar” que inicialmente não ia ter baixo, mas depois que ouvimos a proposta dele, não tem como não gostar, o que ele fez ficou muito bonito, então vamos mudando um pouco as coisas, sempre em prol do resultado final.

Olha, uma pena que não possamos mostrar as musicas para todos agora, mas posso garantir que este será um lindo trabalho!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tal pai, tal filho...

Ontem o Cauê (filho do Tuta) foi gravar uma faixa para o disco do Tuta.

Foi muito legal ver que o Cauê tem muito talento pra musica, “tal pai tal filho”!

Ele gravou uma linha de violão muito bonita na musica “Resposta”, baseado naquilo que ele vem fazendo “ao vivo” com o Tuta em muitas apresentações que ele o tem acompanhado.

Ele se saiu muito bem, com um resultado musical muito bonito, uma excelente estréia nos estúdios. Daqui a uns dias ele voltará pra mais uma participação em outra musica.

Na sequencia o Tuta ainda gravou mais algumas vozes, muito bom pois o disco esta bem avançando, e quem sabe, se tudo correr bem, até o final do primeiro trimestre de 2010 temos o lançamento, por isso aguardem e fiquem ligados aqui neste Blog, onde vamos comentando o “passo a passo” das gravações deste disco.

domingo, 22 de novembro de 2009

Tuta no programa Plataforma

É bom ver quando aparece um novo programa de qualidade, e quando este é sobre musica é melhor ainda, e quando é sobre musica cristã brasileira ai é maravilhoso! Este é o caso do Plataforma, um programa que mostra o melhor da musica brasileira cristã.

A produção é impecável, luz, cenário, roteiro, edição, tudo perfeito, com muita arte e máximo profissionalismo, um presente para os olhos e ouvidos.

Já passaram por lá muitos dos grandes nomes da nossa musica evangélica, como João Alexandre, Jorge Camargo, Wanda Sá, Silvestre Kuhlman, dentre muitos outros. Grandes músicos, poetas e cantores.

Por isso convidamos você a assistir aos episódios dois episodios do programa dedicados ao Tuta , onde ele fala, e depois canta uma música, no primeiro “Eu amo você” e no segundo ele canta “Pescador de Homens”, em ambos acompanhado pela gaita do Davi Heller Julião.

Para assistir ao programa basta ir a web do programa -http://www.plataforma.art.br/ - e entrar na sessão arquivo, onde você vai achar a lista com todos os programas, ai é só clicar no programa escolhido e assistir.

Visite agora o site do programa e assista a este grande programa.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Apresentaçao de Lançamento do CD "Vida Verdadeira"

Venha assistir a apresentaçao do Claudio Martos com sua banda "AO VIVO", fazendo o lançamento do Disco "VIDA VERDADEIRA".

ENTRADA GRATUITA

DATA: 12/12/09
HORA: 19:00hs

LOCAL: Igreja Comunidade de Jesus
R. Édson, 387 - Campo Belo
São Paulo - SP
04618-031
TEL: (11) 5096-3048

MAIORES INFORMAÇOES: http://www.buenaonda.art.br/flyer/

Traga sua familia e amigos!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relembrando

Agora que as gravações estão bem avançadas, eu estava ouvindo todas as canções, pra ter uma idéia global do novo disco, e algo me fez relembrar o trabalho anterior “Da Montanha”, talvez a qualidade das canções ou mesmo o estilo das musicas do Tuta, e isso me deixou muito feliz.

Sei que o “Da Montanha” desde foi lançado tem sido utilizado pra mexer com a vida de muita gente, e isso é só uma pequena parcela disso, me refiro aos comentários das pessoas que tem testemunhado experiências assim ao longo deste tempo, logo, o que nos não sabemos (e nunca saberemos, só Deus sabe disso), tem outra porção muito maior de pessoas que foram e ainda são tocadas por esse trabalho.

Isso é o mais bonito e gratificante, e que nos anima a todos os envolvidos neste trabalho a continuar, e acreditar que nosso trabalho tão humano, cheio de falhas, nas mãos de Deus, é transformado em algo realmente incrível!

Neste segundo CD, sabemos uma vez mais que Deus esta por detrás disto, desde o começo, e que este novo Disco que vai nascer em breve, pela graça de Deus, vai ser muito útil nas mãos do Senhor!


Um abraço,

TchuTchi

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tuta fala sobre Vida Verdadeira

Veja aqui o Tuta falando no Documentário "Vida Verdadeira"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Gravação Regê

Hoje o Regê veio gravar os violões de “Armação”. Foi uma sessão muito tranquila, e ele mandou super bem, e trouxe com um arranjo de violão muito bonito pra esta canção.

O Regê é o cara que gravou a maioria das guitarras e violões no “Da Montanha”.

Na técnica como sempre o Claudio, e agora também o nosso novo “estagiário” de técnico de gravação, o Alê... e eu aqui desde o outro lado do “charco” e agora com um fuso bem mais generoso de apenas +3 horas. Tivemos ainda a ilustre presença da Bruna (filha do Regê e futura cantora e Band Leader).

Conto pra vocês que o bom de gravar no Buena Onda é literalmente a boa onda com que rolam as sessões de gravação, muita diversão entre bons e velhos amigos, e acreditem, isso faz toda a diferença no resultado final, já que ficar enfurnado no estúdio por muitas horas gravando é bem chato e cansativo...

Depois gravamos também o violão da musica “Quero cantar o Amor (Aleluia)”, que deve fechar o CD de uma maneira muito especial, mas que ainda é uma surpresa e não posso contar nada mais... esperem, mas pra frente contarei mais sobre esta musica...

Por último, a novidade é que o Alê apareceu com umas historinhas ai, de que gostaria de regravar o baixo dele nessa musica, ai... não gosto disso... ai ai ai ...que medo, mas esta é uma decisão que vai ser discutida na próxima assembléia dos diretivos do Buena Onda.

Um abraço,

TchuTchi,


Obs1: Houve um encontro web do Mestre Yoda com o Bob Esponja.

Obs2: O novo estagiário deixou acabar a solda pra fazer as emendas...

Obs3: Segundo o Regê o final da musica “Armação” esta no formato “Ad Eternum” pra posterior realização de um “fade out”.

Obs4: Fique tranqüilo se tranqüilo se as 3 observações anteriores não fizerem o menor sentido!

Site irmaos.com entrevista o Tuta

O site irmaos.com publicou hoje uma entrevista como Tuta falando sobre o novo Cd, contando um pouco sobre o que esperar do novo disco. http://www.irmaos.com/noticias/?id=2366

O que mais me chamou atenção, não foi a entrevista em si (que é muito bacana), mas sim foi o comentário de uma leitora (Meire Ferreira) postado apos a noticia, onde ela conta como uma letra, postada pelo próprio Tuta aqui neste Blog, tocou o seu coração!

É esse tipo de feed back que nos deixa muito felizes, pois quando colocamos um novo CD na rua, não fazemos nunca uma idéia real de como isso vai falar ao coração das pessoas, e de como Deus vai utilizar estes trabalhos pra falar com as pessoas.

Logo ouvir um comentário como esse é o que realmente importa (a todos nos, participantes deste ministério do Buena Onda) e justifica tantas horas de trabalho duro. O Disco nem saiu, e Deus já está utilizando-o para abençoar seus filhos.

Isso é a graça de Deus na sua mais pura essência!


TchuTchi

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PESCADOR


Essa canção é dedicada ao pescador que sai bem cedo, que joga sua rede quantas vezes preciso for, que enfrenta o frio e o calor, que luta contra agitadas e assustadoras ondas, que enfrenta as repentinas viradas do tempo, e como um guerreiro trás pra casa o seu pescado, a sua medalha de vencedor.

Jesus te ama, pescador!


"VAI PARA O MAR PESCADOR, LOGO VAI NASCER O SOL
E O BOM DEUS QUE FEZ O MAR ESTÁ OLHANDO POR VOCÊ.

JOGA A REDE, PESCADOR, CONFIANDO NO SENHOR
E O PEIXE VOCÊ VAI MATAR, POIS DEUS ALI O COLOCOU.

OLHA PRO CÉU PESCADOR, LEMBRA DO DEUS CRIADOR
EM ÁGUAS CLARAS VAI GUIAR, EM SEGURANÇA, VAI VOLTAR.

MAS QUANDO A TEMPESTADE LHE ENCONTRAR
E TODA SUA FORÇA SE ACABAR,
MAS SE AO SALVADOR VOCÊ CLAMAR
O MAR ELE PODE ACALMAR."

domingo, 18 de outubro de 2009

Vídeo Inédito do Tuta.

Em 2001 o Tuta fez uma apresentação do disco “Da Montanha” no auditório do EM&T em SP.
Para a promoção dessa apresentação foi idealizado um site, que por motivos técnicos nunca foi ao ar, mas para o qual foi preparado material. realizado uma sessão de fotos, e também a gravação de um par de “teasers” (chamadas) em vídeo, que seriam mostradas a medida que as entradas fossem sendo vendidas, para avisar a galera que se apressa-se para não ficar sem a entrada.

Para a nossa alegria, mesmo sem a ajuda desse mitológico site, alguns dias antes todas as entradas já haviam sido vendidas e apresentação foi um grande sucesso, muito especial para todos os participantes da banda e para o público, um momento histórico.

Algum dia destes ainda vamos publicar alguns vídeos dessa apresentação por aqui, mas por agora assista ao vídeo acima, inédito, que nunca “foi ao ar”, e que publicamos agora alguns anos depois com exclusividade neste Blog.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gravação Jonas











Hoje gravamos mais dois violões com o Joninhas, e ficou mais uma vez muito bom!

A primeira foi "Armação" que ficou com uma pegada muito brazuca, tranquila, muito bonita, as linhas de violão vão valorizar muito a música.

Logo depois gravamos um violão base na bossa "Deixa eu ficar aqui", uma linha bem chão, que ficou igualmente bonita.

Agora já falta menos, e o resultado continua surpreendendo!

Um abraço,

TchuTchi


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Seguindo a linha do post anterior do Tuta, realmente lembro que as gravações do CD "Da Montanha" foram muito marcantes.


Foi um intenso aprendizado para todos os que participamos desse disco, e temos muitas histórias legais que podemos ir contando aqui neste blog.


Tivemos uma participação muito especial do saxofonista e flautista Hilquias Alves, que é um músico de muito renome e um cara muito bacana. Naquela época a gente demorava muito para gravar, fruto da nossa própria inexperiência e podíamos levar facilmente três horas ou mais para gravar um instrumento em uma faixa.


Quando o Hilquias veio gravar, a gente ficou duplamente surpreendido, primeiro pela facilidade com que ele criava os seus magníficos improvisos, e depois pela velocidade com que ele gravou sua participação em duas músicas ("Sou cego e quero ver" – Flauta e "Tempo" - Sax).


Lembro que a gente combinou com ele para gravar em um dia de semana pela manhã, pouco antes do almoço, e ele chegou naquela simpatia toda, já foi montando o sax e pedindo para gente deixar ele ir ouvindo a música que ia gravar. Ele ouviu uma vez só, e na segunda vez já foi tocando junto e perguntando se o que ele estava fazendo era o que a gente queria (obviamente adoramos). Na terceira já foi gravando pra valer, umas duas opções por trecho, pra que a gente tivesse material extra para escolher depois na edição, e em dez minutos ele já tinha terminado essa faixa, ai já pegou a flauta e repetiu o mesmo processo na outra, que ficou também excelente.


Finalizado tudo, ele pediu para ouvir as duas músicas novamente e demos por finalizado, tudo em meia hora aproximadamente!


Em seguida já era a hora do almoço e ele ficou para comer com a gente, e passamos alí mais um tempo agradável juntos, “batendo um rango” e conversando bastante e dando muita risada! (sobre a comida a única observação dele foi que pediu uma banana, para comer junto com a comida, tradição nordestina total).


Depois que ele foi embora, o Claudio e eu estávamos ainda atônitos com a rapidez que o Hilquias gravou tudo, e com a maravilla que tinha ficado a gravação.


Temos isso filmado, quem sabe algum dia a gente coloca aqui para que vocês possam curtir.


Um abraço,
TchuTchi

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

De joelhos


Quero contar algumas histórias das gravações, tanto desse novo cd, quanto do cd "Da montanha". Uma dessas histórias que eu sempre me lembro com muito carinho, foi quando dei uma espiadinha no Émerson, pouco antes dele começar a gravar sua participação em uma música. Acho que ele nem percebeu que eu o vi. Não o chamei, pois sabia que era um momento só dele com o Pai dos bateristas. Ele não estava com as baquetas nas mãos, nem fazendo alongamento, ou ajustando o equipamento. ELE ESTAVA DE JOELHOS. Nem preciso falar que quando ele começou a gravar o resultado foi acima do esperado, pois quando estamos de joelhos diante do Pai, "Ele nos toma pela mão e nos ajuda".

Comece a sua semana de joelhos meu irmão, e saiba que "de joelhos é que vencemos as maiores batalhas da nossa vida". Dá-lhe Emersongs!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Gravando as Vozes.

Ontém o Tuta foi no estudio do Buena Onda, para iniciar as sessões de gravação das vozes.

Graças a Deus foi tudo muito bem, e a sessão rendeu muito, e já foram gravadas as vozes de varias músicas.

A foto aqui neste post é da gravação, e vamos colocar um video ainda esta semana. Estamos felizes pois as coisas estão avançando muito bem, dentro do cronograma.

O Claudio como sempre no comando da gravação, já tem agendado com o Tuta outra sessão para a semana que vem.

Acompanhe aqui no Blog que vamos contando tudo.

Abraços,
TchuTchi


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Amanhã tem gravinas!!!

Pessoal amanhã tuta começa colocar suas voz no cd!!! Estejam orando por isso... Clau

Um dia no estúdio


Um dia no estúdio é coisa bonita de se ver. Tudo é tão raro, tudo é mais quieto, o ar fica mais calmo, dá pra ouvir o silêncio que tem a sua parte na canção, as pessoas mais concentradas e centradas, a atmosfera é de amizade e liberdade, o sentimento é de prazer, o coração é de criança, o cenário é perfeito para que os músicos se sintam totalmente em casa, que busquem fazer o seu melhor, e que glorifiquem a Deus com o que ELE lhes deu de melhor - A MÚSICA!

Quando passo um dia no estúdio gravando violão ou voz, sei que Jesus está ali ao meu lado, vibrando e rindo comigo, feliz em saber que eu estou em paz e mais leve do que nunca. Ele sabe bem que aquele momento vale muito pra mim.

E depois de um dia de muita sonzera, de muitas risadas, palhaçadas e alguma coisa séria, saímos do estúdio musical e voltamos para o mundo real com a música gravada no coração, querendo que todos ouçam a canção de amor que Jesus cantou lá na cruz.

Obrigado Jesus por mais um dia no estúdio!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O exterminador do futuro


Em nossa vida, o ontem vem antes do hoje, mas nem sempre é assim, porque o ontem pode interferir no hoje e no amanhã de uma maneira tão significativa que o amanhã pode vir a ser um eterno viver no ontem.

Enquanto insistimos em viver no ontem, o hoje e o amanhã acabam se tornando apenas sombras, em vez de novos dias com toda sua magia. Não podemos aceitar que o nosso passado, tenha sido ele bom ou ruim, venha a exterminar o nosso futuro.

Nada de errado em se lembrar do passado, e dos momentos especiais que vivemos, mas o ontem deveria motivar um hoje e um amanhã melhores, e mais especiais do que nunca.

Principalmente se vamos com Jesus, pois Ele "faz nova todas as coisas", e ainda melhores do que as melhores ou piores do ontem. Viver com Jesus é surpreender-se com o excelente a cada amanhecer, e é sonhar com o extraordinário ao anoitecer.

Essa é a idéia da música "Eu vou". A Música é do Tchu Tchi, e letra do Tuta.

EU HOJE ACORDEI E VI QUE NÃO ESTAVA SÓ
A VIDA ME CHAMAVA VEM VIVER.
LOGO CEDO PERCEBI QUE O SOL NASCEU, E A NOITE FOI
FOI PRA LONGE COM O SEU PAVOR.
O PESADELO ACABOU, FICOU PRA TRÁS TAMANHA DOR
MEU CORAÇÃO PARTIDO REVIVEU.
EU HOJE ACORDEI E VI QUE NÃO ESTAVA SÓ
JESUS CRISTO ME CHAMOU, EU VOU

VOU SEGUIR EM FRENTE VOU VIVER
COM JESUS A VIDA VALE MAIS
VIDA NOVA ELE JÁ ME DEU
ANDAR PRA FRENTE SEM OLHAR PRA TRÁS


NÃO VALE A PENA SER ALGUÉM QUE NO PASSADO CAI
VIVENDO DIAS QUE NÃO VOLTAM MAIS.
EU TENHO QUE SABER QUE PARA FRENTE É QUE SE VAI
PROSSIGO PARA O ALVO COM JESUS.
EU SEI QUE TENHO QUE APRENDER O QUE A VIDA ENSINOU
COM MEU JESUS EU POSSO PROSSEGUIR.
EU HOJE ACORDEI E VI QUE NÃO ESTAVA SÓ
JESUS CRISTO ME CHAMOU, EU VOU

Siga com Jesus cada dia de sua vida!

tuTa moRaes

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A boa noticia!

Eu estive fora uns dias, viajando a trabalho e a boa noticia ao voltar foi que o Tuta já começou a gravar a parte dele! Já foram gravados os violões em cinco musicas.

Acabo de ouvir três dessas musicas e gostei muito do resultado, agora sim se esta caracterizando a cara mais “folck” do som dele.

Quando pensei nos arranjos pra este disco, e na sonoridade buscada, uma das minhas maiores preocupações, assim como do Claudio também, era sem duvida  respeitar o estilo do Tuta, aquilo que no CD anterior “Da Montanha” funciona tão bem, um som mais acústico.

Bom, ainda falta muito trabalho, mas já podemos perceber a cara que o disco vai ficar, e estou contente e tenho certeza que vem por ai um bonito trabalho.

Um abraço,

TchuTchi

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

o mais Amigo


"Amizade sincera, é como flor da primavera, é como
chuva que se espera o amigo que já vai chegar.

Amizade certeira, não é coisa passageira, dura
uma vida inteira, mesmo quando longe está.

Amizade perfeita, não se compra, nem é feita, existe
em coração que aceita o amigo que um dia cai.

Quando canto sobre isso, lembro de uns bons amigos,
muito mais do mais amigo, Jesus que sempre, sempre,
sempre perto vai."

Esa canção estará entre as canções desse cd.

Ela expressa o desejo ardente de uma amizade sincera,
sem fingimento e transparente.

Uma amizade certeira, faz-nos pensar num relacionamento
que tem raízes e valores fortes, por isso,
o tempo e a distância não poderão apagá-la jamais.

Se o amigo cai e todos o deixam, a amizade perfeita faz com
que ele esteja lá ao seu lado, estendendo-lhe a mão.

Essa canção nos faz pensar demais no mais Amigo, sempre
sincero, certeiro e perfeito, Jesus que sempre perto vai.

tuTa moRaes

sábado, 15 de agosto de 2009

Siga este blog automaticamente!

Você pode seguir este blog automaticamente, e cada vez que escrevermos uma nova postagem você é avisado automaticamente.

É uma forma muito pratica de acompanhar as novidades das gravaçoes do novo CD do Tuta, e ficar por dentro de tudo o que for acontecendo.

Para isso você apenas precisa clicar no ícone "seguir" que está do lado direito da tela. Pra gente a sua participaçao é muito importante.

Um abraço
TchuTchi

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que é que ele esta fazendo?!


Depois da matéria que saiu publicada na Internet, recebemos centenas de e-mails perguntando o que é que o Tuta está fazendo naquela foto, carregando o violão no meio da rua?!
Pois bem, depois de estudar muito a imagem em questão, pudemos chegar a diversas conclusões:
a) Ele sempre leva o violão quando vai almoçar no Habibs (como se pode apreciar ao fundo - R$0.49 a esfiha de carne), pra ajudar na digestão
b) Ele esta verificando se não estão vendendo o CD "Da Montanha" na barraquinha de camelô na direita da imagem, então ele usa o violão como um disfarce.
c) Ele está atrasado para uma apresentação, e pra ganhar tempo, foi tirando violão da capa e afinando no caminho.
Enfim, são muitas a possibilidades e por isso não podemos responder objetivamente a essa tão interessante pergunta. Se você tem alguma idéia a respeito, por favor, poste seu comentário.
Um abraço, TchuTchi

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Virou Noticia - irmaos.com

Olha que legal!
Saiu ontém no site irmaos.com a noticia da gravaçao do CD do Tuta!
Muito legal, e obrigado ao pessoal do irmaos.com pela divulgaçao, que é muito importante para este trabalho.
Acessem o link e vejam a materia completa: http://www.irmaos.com/noticias/?id=2187
Um abraço,
TchuTchi

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Video do Making Off - Gravação do Baixo Alê

Assista ao Making Off do segundo dia de gravação dos baixos do novo CD do Tuta, com o músico Alê Viriato.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Viva - Finalizada a gravação dos Baixos!

Ontem terminamos a gravação dos baixos e Graças a Deus, ficou tudo muito bom!

Realmente quando se esta gravando um disco existe sempre um receio de saber como os elementos vão se encaixar como vão funcionar, os arranjos, etc... e a bateria e baixo são a peça clave em qualquer música. Além disso, foi interessante ver como o resultado acabou ficando melhor do que eu esperava, e um pouco diferente do que eu tinha imaginado.
Ontem abrimos as sessões gravando “Porque você não vem pra Jesus” microfonando o baixo como tinha explicado no post anterior, e usando um drive (distorsion+ da MXR), que acabou ficando um pouco mais forte do que eu esperava, mas como temos um canal limpo para misturar, não há nenhum problema, pois na mixagem dosaremos o timbre misturando a gosto os dois canais. Depois gravamos “Preciso de Você” também microfonado e com um Phaser 100 da MXR tratando de imitar uma sonoridade dos anos 70, e ficou muito bom. Nesses dois temas utilizando o Fender Precision 73´. A terceira e “ultima” foi “Armação”, onde o Alê usou um baixo Ladesa fretless de 6 cordas, que tem um timbre muito bonito, combinou muito com a “bossa”, ficou bom demais.

A surpresa da noite foi que terminado de gravar essas três músicas o Alê pediu pra re-gravar “Eu Vou” e “Deixa eu ficar aqui”, já que ele não tinha ficado 100% satisfeito com resultado e por isso havia criado novas idéias. Então assim o fizemos, e realmente valeu a pena gravar novamente esses dois baixos, as idéias eram boas, e o “groove” ficou ainda mais consistente.

Agora estou muito contente pelo resultado até agora, e o passo seguinte é outra etapa de “quantização”, que o Cláudio deve fazer na próxima semana com a presença do Alê e do Emerson, com o objetivo de fazer aquele “ajuste fino” final entre batera e baixo. Somente depois dessa etapa é que poderemos continuar. Hoje de manhã queimei um CD com todo o material que temos gravado até agora, pra dar uma ouvida e tratar de fazer um panorama geral do disco.

Um abraço,
TchuTchi

Obs1: Viva o Back Up, pois hoje pela manhã o computador do estúdio decidiu não funcionar, e isso deixou o Cláudio (obviamente) um tanto quanto irritado e preocupado. Nas próximas horas ele vai ter que pensar em uma solução pro PC, ... eu pessoalmente creio que possa ser o carburador, ou a correia do alternador.
Obs 2: A foto deste post não é de ontem não, foi feita no ano passado durante a gravação de “Questão” do disco novo do Claudio. Esta semana ainda, postarei um vídeo da sessão gravação de ontem.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A última sessão de gravação de baixo...

Hoje temos nova sessão de gravação de baixo com o Alê.

Vamos gravar duas músicas mais rock, “Porque você não vem pra Jesus” e “Preciso de Você”, nas quais deveremos fazer uma captação mixta, entre o som do amplificador com alguma distorção clássica em um canal, e no outro uma mandada direta pra mesa, pra que depois tenhamos material suficiente pra a mixagem. Um recurso bastante usado nas gravações em geral.

E por último gravaremos uma música bem calminha, com um ritmo bem brasileiro que é “Armação”. O próprio Alê sugeriu usar um baixo fretlless (sem trastes), pra dar uma “pegada” mais sofisticada pra música. E se falou, pra gente é uma ordem! Vamos fazer desse modo.

Feito isto, se tudo correr 100%, estaremos avançando muito bem com a gravação do CD, já que a “cozinha” estará toda gravada. Veremos como correm as gravações hoje, e amanhã contamos mais pra vocês.

Um abraço,
TchuTchi
Obs: Essa foto ai não é da sala de gravação do Buena Onda, não se assustem, a nossa é um pouco menor. A foto é da sala 1 do Abbey Road Studio...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

-4 baixos

Ontem a noite rolou a primeira sessão de gravação dos baixos, com o Ale. A surpresa maior foi que o menino apareceu com um Fender Precision Bass 73´ debaixo do braço, uma maravilha! Um timbre que funcionou super bem em duas das quatro músicas que gravamos ontem.

O Alê mandou bem como já era previsto, e segurou super bem o “groove” quando necessário e também desceu a mão quando solicitado... todo um sucesso!

Foram gravadas: “Agindo Eu”, “O Bom Pastor”, “Eu Vou” e “Deixa eu ficar aqui”, ficando mais quatro pra próxima sessão.

Pois bem, manteremos-lhos informados de tudo.

Um abraço,
TchuTchi

Obs: Ah, o Tuta me mandou as cifras das músicas hoje...
Obs 2: As lindas imagens da gravação são uma cortesia do Claudio.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estrada livre pro Alê!

Acabo de terminar de ouvir o resultado das quantizações das baterias gravadas e fiquei muito contente! O Cláudio e o Jonas fizeram um ótimo “ajuste fino” na bateria, o que vai deixar o resultado final muito bom. Obviamente, como já disse aqui antes, eu gostei muito da participação do Emerson, ele mandou super bem, com muita “pegada”, com muita espontaneidade, e isso que era o que estávamos procurando, mais vida do que pura técnica, e chegamos lá.

Agora a estrada esta livre para a gravação dos baixos, com o Alê Viriato, que é outro fera. A nossa intenção agora é de gravar todos os baixos em 2 ou 3 sessões.

No cansativo e interminável processo de gravação de um cd, é bacana ver como a música vai sendo transformada, uma vez que até agora eram apenas a voz e o violão, e mesmo que a gente já tenha definido previamente cada arranjo, instrumentos, etc... é gostoso ver como o planejado vai sendo melhorado com cada participação, e é dessa forma que gostamos de trabalhar o Clau e eu. Neste novo trabalho do Tuta, apenas duas das músicas nos já tínhamos tocado previamente com a banda completa em apenas duas ocasiões, são elas “Preciso de Você” e “Vem pra Jesus”, e foi no auditório do IGT e outra em um evento da Ig. da Água Rasa, e mesmo assim nos mudamos substancialmente esses dois arranjos.

Agora na semana que vem, conforme formos gravando os baixos, irei contando mais pra vocês.

Um abraço,
TchuTchi

Obs: Todos nos do Buena Onda, esperamos que com estas descrições do processo de produção de um disco, possamos incentivar a mais gente a fazer o mesmo!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Questão de Morte

Vidas tumultuadas, sonhos abandonados,
Luzes enfraquecidas, barcos à deriva;
Sorriso amarelado, nervos à flor da pele,
Erros de julgamento, tempestade à vista;
Telhados despedaçados, mães dezesperadas,
Filhos abandonados, flechas assassinas.
Muro derrubado, bêbado caído,
Carro desgovernado, heróis desiludidos;
Balança enganosa, famílias destruídas,
Igrejas lotadas, vidas vazias.


Questão de Vida

Por que você se surpreende,
Por que o mundo não entende,
Onde vai dar, o que vai ser?
Por que esse mundo não tem jeito,
Fome, miséria e sofrimento, falta de amor, falta de paz.?
O mundo quer amor, procura paz!
Olhe ao seu redor agora,
Tanta riqueza, muito embora,
Pra muito irmão, falta o pão!
Todo pecado e malícia,
Separam o homem dia a dia do Deus de amor, do Deus da paz.
O mundo quer amor, precisa da paz!
Saiba que nada está perdido,
Todo pecado foi vencido
Por meu Jesus naquela cruz.
E Ele pergunta, simplesmente:
Por que você não se arrepende? Receba amor, receba a paz!
Por que você não vem, vem pra Jesus?

tuTa moRaes

terça-feira, 21 de julho de 2009

A primeira gravação oficial!

Eu já estava me esquecendo, mas o Tuta me lembrou esta semana, e realmente a música que abriu a serie “oficial” das gravações deste cd foi a música “Acalmar”, e onde convidamos o Jonas Souza, pra fazer o arranjo dessa música.

Uma vez que o Jonas topou participar, mandamos pra ele a música e marcamos uma data para a gravação.

Foi então que numa bela manhã de sábado (em Abril), o Jonas veio no estúdio nos mostrar seu arranjo. Realmente ele entendeu muito bem o espírito da musica e fez um lindo arranjo de violão. Logo após iniciamos, a que foi então, a gravação inaugural deste segundo cd, com a música “Armação”.

A gravação correu muito bem e tranqüila, e uma vez gravada a primeira linha decidimos então acrescentar uma segunda linha de violão que terminou de fechar aquele belíssimo arranjo. O Jonas é um grande músico e super amigo, valeu Joninhas!

Um abraço,
TchuTchi

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Quantizando a batera!!!!


Pra quem não sabe este processo implica em corrigir pequenas flutuações de tempo que eventualmente hajam ocorrido durante as gravações das baterias. Se por um lado pode parecer que estamos "roubando" e que não foi tocado assim de verdade, por outro lado este processo ajuda o músico a se concentrar mais na parte criativa do que ficar pirando em não errar em um único compasso!

A questão é que demmmooooorrra e é um processo solitário!!! Por isso liguem, mandem balas e bombons!!!

Beijos a todos,

Clau

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vale à pena sonhar

Vale à pena sonhar!!!

Sonhar não é fantasiar, não é delirar, não é desejar o irreal. Sonhar é querer algo pelo qual se vale à pena lutar, é desejar algo ou alguém de tal forma que estaremos dispostos a esperar o tempo que for preciso, para vê-lo se tornar real.

Há vários tipos de desejos, e, por isso, muitos são os sonhos. Por exemplo: O sonho de um pescador é ter o seu próprio barco, o sonho de um atleta é ser campeão, o sonho de um soldado é vencer a guerra, o sonho de um agricultor é colher os frutos.

E qual seria o sonho de um cantor e compositor cristão? Seria gravar um cd? Fazer sucesso, ficar famoso e rico? Se eu dissesse que isso não passa por nossa cabeça, eu seria um mentiroso, contudo, um cd é muito mais do que gravar canções e alcançar o sucesso, gravar um cd faz parte de um lindo projeto, cujo alvo, ou melhor, cujo sonho é glorificar o Rei Jesus. Esse novo cd é um sonho que está sendo realizado e ficará pronto na hora e do jeito que o Senhor sonhou.

Feliz é o sonhador que aprende a sonhar os sonhos do Senhor para sua vida, e assim, ele aprende o que significa "Deus efetua em vós, tanto o querer, quanto o realizar".

Esse é o tipo de sonho que vale à pena sonhar.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Armação

Uma das músicas do novo cd é uma bossa nova feita em homenagem à Fazenda da Armação, que fica no município de Governador Celso Ramos-SC, encostada em Florianópolis-SC.

Deus colocou no meu coração e no coração da Sula, minha esposa, um amor que não se pode medir, nem explicar pelos pescadores e suas famílias.

Hoje estamos longe, mas, como dizem naquelas bandas - quem bebeu da água de nossa fonte, um dia volta - e na esperança de voltar a beber daquela fonte, vamos andando... a letra da música é:

Agora sei te conhecer me ajudou a entender.
Que essa vida vale mais, muito mais.
Uma canção do coração quero cantar, quero cantar.
Contando coisas de amor por você.

Enquanto ouço a tua voz
No som das ondas do teu mar.
Bem cedo vejo o pescador
Sua rede vai lançar.

Agora sei por que Jesus fala pra mim e pra você
Com Ele a vida vale mais, muito mais.
Uma canção do coração Jesus cantou, Jesus cantou
Porque Jesus morreu de amor por você.

Na Armação Mestre Jesus
Vem logo cedo abençoar.
Ao pescador Ele conduz
Sua rede vai lançar.

Um beijo no coração de cada pescador.

tuTa moRaes

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo

Às vezes achamos que somos nós que determinamos o tempo, mas Deus nos tem ensinadoque precisamos aprender a viver olhando sempre as horas no relógio DELE.

Agradeço e louvo a Deus por poder fazer parte desse projeto e peço a Ele que nos encha com a Sua graça e nos dê sabedoria e capacidade, para podermosfazer o nosso melhor, e que o nome DELE seja honrado!

Valeu Claudião e Tchu Tchi, irmãos amados que estão sempre prontos!!! Valeu Émerson, sua disposição e amor em fazer a obra de Deus me Encoraja!!! Alê, esperamos por você!!!

Beijo a todos,

Tuta Moraes.

Finalizamos as Bateras!


Graças a Deus, ontem à noite finalizamos a gravação das bateras! Agora temos via livre pra começar a gravar os baixos. Eu estou muito contente, pois ficou muito bonito e criativo, e neste processo que utilizamos na gravação deste disco, o Emerson acaba compondo na sua linha de batera, muito do que vai na música. É um processo arriscado, mas extremadamente criativo, e se arrisca em função desse segundo atributo tão importante.

Ontem as gravações rolaram até as 22:30hs, ou seja 03:30hs no meu horário local, mas valeu a pena este esforço de todos, e agora a coisa vai fluir bastante rapidamente.

Bom, este final de semana vou tentar colocar um vídeozinho das gravações da bateria aqui pra vocês verem, além desta foto.

Próximo passo, Ale Viriato, nosso baixista de cabeceira, que vai ser o próximo a gravar.

Um abraço,

TchuTchi

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Emerson, em sua segunda sessão de Batera

Hoje retomamos as gravações do novo cd do Tuta.

Anteriormente já tínhamos gravados algumas guitarras e violões, o que não é muito comum, pois geralmente se começa a gravar pela bateria, mas isso foi necessário devido ao fato de eu estar morando fora de São Paulo, e ter que aproveitar a minha visita.
Pois bem, ontem o Emerson, nosso querido batera, chegou cheio de vontade e de inspiração para dar inicio a gravação da bateria das músicas, e foi uma sessão muito produtiva, pois rendeu três músicas em apenas 3hs de estúdio, e isso é muito rápido, acreditem.

Também o Cláudio conseguiu captar uma sonoridade muito bacana da bateria, e ficamos os três muito satisfeitos com o resultado sonoro.

Pra finalizar foi interessante testar um modelo novo de produção, já que eu pude acompanhar e participar das gravações à distancia, através do meu skype, e com 5 horas a mais de fuso (madrugada por aqui), funcionou perfeitamente bem e foi quase como se eu estivesse presente. Quero ver eu acordar cedo amanha!

Bom amanhã tem mais, já contarei e colocarei alguma foto e quem sabe algum vídeo...

Um abraço,

TchuTchi

Violões

O Claudio e eu decidimos que alguns violões que inicialmente teríamos planejado que seriam gravados por outros músicos.
E acabei gravando, pois são linhas de violão dessas músicas que coloquei as guitarras nos últimos dias, já que o fato de ser a mesma pessoa que gravou as duas coisas vai facilitar muito que tudo case melhor, e se ganhe tempo.

As gravações dos violões correram bem, sem maiores problemas, e os timbres ficaram bacanas. Usamos o clássico recurso das dobras de violão, já que isso, na mix te permite jogar um pra cada lado em estéreo, e isso dá um efeito muito bonito.

Bom finalizada a minha parte, foi corrido mas chegamos no resultado desejado, agora volto pra casa e acompanharei o restante do trabalho via web.

Um abraço,
TchuTchi

+ guitarras...

Hoje foi um muito dia bacana e o tempo rendeu bem, só ficou um restinho da minha parte pra amanhã.

Novamente mais guitarras, mas gastamos tempo em criar algumas linhas bem melódicas e criativas. Acho que “guitarristicamente” falando, o som deste novo CD vai estar um tanto diferente ao anterior, espero que funcione, e isso só saberemos entrar o baixo...

Um abraço,
TchuTchi

Primeiras gravações

Hoje o Claudio e eu inauguramos as gravações do novo CD do Tuta aqui no estúdio do Buena Onda em SP. Estamos contentes, pois estávamos aguardando este projeto a bastante tempo. Sabemos que este lapso entre um trabalho e outro tem seu lado positivo, já que o Tuta teve bastante tempo pra preparar um repertório e de lá pra cá o estúdio evoluiu muito tecnicamente, assim como todos nos também, em questão de gravação e música.

Hoje gravamos algumas guitarras “lead”, já que essas ai, eu fazia muita questão de tocar, já que é minha praia. Junto com o Clau, testamos alguns timbres novos, pensando no todo lá no final, e acho que valeu a pena. Optamos por fazer dobras, mas com linhas bem parecidas, apenas para dar um efeito mais pesado aonde se precisa. Um recurso muito usado em gravações, como é o mesmo músico que toca a coisa duas vezes, a junção das duas linhas, soma volume, já que as duas linhas são ligeiramente diferentes, coisas da execução manual. Ficou jóia e amanha tem mais.

Um abraço,
TchuTchi

Tuta 2 - "A Missão"

Graças a Deus começamos o projeto do novo CD do Tuta.

Hoje o Tuta veio a São Paulo, no estúdio do Buena Onda e gravou os guias de voz e violão.

As músicas para este novo projeto são muito bacanas e esperamos que nasça um grande CD.

Aqui neste blog vamos contar tudo sobre as gravações e você poderá acompanhar o passo a passo do CD.

Fique ligado.

Um abraço,
TchuTchi