terça-feira, 4 de agosto de 2009

Viva - Finalizada a gravação dos Baixos!

Ontem terminamos a gravação dos baixos e Graças a Deus, ficou tudo muito bom!

Realmente quando se esta gravando um disco existe sempre um receio de saber como os elementos vão se encaixar como vão funcionar, os arranjos, etc... e a bateria e baixo são a peça clave em qualquer música. Além disso, foi interessante ver como o resultado acabou ficando melhor do que eu esperava, e um pouco diferente do que eu tinha imaginado.
Ontem abrimos as sessões gravando “Porque você não vem pra Jesus” microfonando o baixo como tinha explicado no post anterior, e usando um drive (distorsion+ da MXR), que acabou ficando um pouco mais forte do que eu esperava, mas como temos um canal limpo para misturar, não há nenhum problema, pois na mixagem dosaremos o timbre misturando a gosto os dois canais. Depois gravamos “Preciso de Você” também microfonado e com um Phaser 100 da MXR tratando de imitar uma sonoridade dos anos 70, e ficou muito bom. Nesses dois temas utilizando o Fender Precision 73´. A terceira e “ultima” foi “Armação”, onde o Alê usou um baixo Ladesa fretless de 6 cordas, que tem um timbre muito bonito, combinou muito com a “bossa”, ficou bom demais.

A surpresa da noite foi que terminado de gravar essas três músicas o Alê pediu pra re-gravar “Eu Vou” e “Deixa eu ficar aqui”, já que ele não tinha ficado 100% satisfeito com resultado e por isso havia criado novas idéias. Então assim o fizemos, e realmente valeu a pena gravar novamente esses dois baixos, as idéias eram boas, e o “groove” ficou ainda mais consistente.

Agora estou muito contente pelo resultado até agora, e o passo seguinte é outra etapa de “quantização”, que o Cláudio deve fazer na próxima semana com a presença do Alê e do Emerson, com o objetivo de fazer aquele “ajuste fino” final entre batera e baixo. Somente depois dessa etapa é que poderemos continuar. Hoje de manhã queimei um CD com todo o material que temos gravado até agora, pra dar uma ouvida e tratar de fazer um panorama geral do disco.

Um abraço,
TchuTchi

Obs1: Viva o Back Up, pois hoje pela manhã o computador do estúdio decidiu não funcionar, e isso deixou o Cláudio (obviamente) um tanto quanto irritado e preocupado. Nas próximas horas ele vai ter que pensar em uma solução pro PC, ... eu pessoalmente creio que possa ser o carburador, ou a correia do alternador.
Obs 2: A foto deste post não é de ontem não, foi feita no ano passado durante a gravação de “Questão” do disco novo do Claudio. Esta semana ainda, postarei um vídeo da sessão gravação de ontem.

2 comentários: