quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Seguindo a linha do post anterior do Tuta, realmente lembro que as gravações do CD "Da Montanha" foram muito marcantes.


Foi um intenso aprendizado para todos os que participamos desse disco, e temos muitas histórias legais que podemos ir contando aqui neste blog.


Tivemos uma participação muito especial do saxofonista e flautista Hilquias Alves, que é um músico de muito renome e um cara muito bacana. Naquela época a gente demorava muito para gravar, fruto da nossa própria inexperiência e podíamos levar facilmente três horas ou mais para gravar um instrumento em uma faixa.


Quando o Hilquias veio gravar, a gente ficou duplamente surpreendido, primeiro pela facilidade com que ele criava os seus magníficos improvisos, e depois pela velocidade com que ele gravou sua participação em duas músicas ("Sou cego e quero ver" – Flauta e "Tempo" - Sax).


Lembro que a gente combinou com ele para gravar em um dia de semana pela manhã, pouco antes do almoço, e ele chegou naquela simpatia toda, já foi montando o sax e pedindo para gente deixar ele ir ouvindo a música que ia gravar. Ele ouviu uma vez só, e na segunda vez já foi tocando junto e perguntando se o que ele estava fazendo era o que a gente queria (obviamente adoramos). Na terceira já foi gravando pra valer, umas duas opções por trecho, pra que a gente tivesse material extra para escolher depois na edição, e em dez minutos ele já tinha terminado essa faixa, ai já pegou a flauta e repetiu o mesmo processo na outra, que ficou também excelente.


Finalizado tudo, ele pediu para ouvir as duas músicas novamente e demos por finalizado, tudo em meia hora aproximadamente!


Em seguida já era a hora do almoço e ele ficou para comer com a gente, e passamos alí mais um tempo agradável juntos, “batendo um rango” e conversando bastante e dando muita risada! (sobre a comida a única observação dele foi que pediu uma banana, para comer junto com a comida, tradição nordestina total).


Depois que ele foi embora, o Claudio e eu estávamos ainda atônitos com a rapidez que o Hilquias gravou tudo, e com a maravilla que tinha ficado a gravação.


Temos isso filmado, quem sabe algum dia a gente coloca aqui para que vocês possam curtir.


Um abraço,
TchuTchi

Um comentário:

  1. olá Marcelo!!! td bem? gostaria de ver esse video da gravação do Hilquias. si vc puder colocar esse video no youtube seria legal em!!
    grande abraço e Deus te abençoe!! Weslei.

    ResponderExcluir