sexta-feira, 19 de março de 2010

Porque demora tanto... PARTE FINAL

Masterização: Uma vez finalizada a mixagem, (existe uma lenda musical que fala que uma mixagem não é terminada mas sim abandonada, já que você pode continuar mexendo na mixagem de uma musica meses a fio...) a seguinte e ultima etapa do processo de gravação de um disco é a masterização.

Este é um processo muito técnico, mas mesmo assim um tanto subjetivo e artístico, onde se trabalha com as musicas já finalizadas (mixadas), regulando freqüências, intensidade, colocando alguma compressão extra e nivelando os volumes de todas as musicas entre si, para que estas soem no mesmo volume e principalmente para que o CD soe bem tanto em aparelho de som de um carro, um radinho mono AM ou em um som de alta fidelidade.

Hoje em dia é também nessa nesta etapa que se insere eletronicamente em cada faixa o numero de registro em cada musica do CD, para que a execução publica das musicas possa ser declarada por uma emissora de radio ou TV quando tocada para posterior arrecadação de direitos autorais.

A masterização é feita por estúdios especializados, por engenheiros de som experimentados, sendo que a grande maioria dos estúdios de gravação não oferece este serviço. Este processo dura geralmente uma sessão de 6 horas (para 12 musicas) e pode ser acompanhado ou não pelo musico e o produtor do trabalho. No final se obtém o CD de áudio que servirá como máster para a duplicação do CD.

Encarte: Uma das partes mais bonitas de um disco é o encarte. Este geralmente é feito por um artista gráfico ou designer, que se encarrega de criar o conceito gráfico que terá o disco, com desenhos, fotos e textos. Uma vez definido o desenho do CD este monta um “boneco”, que é uma maquete no formato final que terão o encarte quando pronto, incluindo a impressão que irá sobre o plástico, a “bolacha”. Uma vez aprovada a arte final, (esta pode ter varias versões, correções e alterações) é gerado em arquivo final, com o padrão técnico utilizado nas gráficas, para que este possa ser corretamente impresso no momento da fabricação do CD.

Todo este processo pode demorar uma semana ou alguns meses, vai depender da agilidade de todas as partes envolvidas, inclusive isto pode ser feito paralelamente a qualquer uma das etapas anteriores, geralmente a partir do inicio da mixagem, onde o conteúdo final do trabalho esta estabilizada.

Replicação/Duplicação: Este é o processo final de um CD, que se inicia com a entrega do CD Master a empresa fabricante de CDs juntamente com o arquivo da parte gráfica, alem de uma serie de autorizações legais, como as de direito autoral das musicas do disco.

Artistas independentes geralmente fazem tiragens mínimas de 1000 unidades. Uma vez feito o pedido a empresa, o CD pode ficar pronto entre 2 a 4 semanas.

E é a partir de receber os CDs em casa que se inicia o processo de lançamento, divulgação e distribuição do disco, depois de muitos meses de trabalho duro!

E este é o motivo pelo qual fazer um disco independente demora tanto, podendo facilmente demorar um ano. É um processo de muito trabalho, recompensado posteriormente pelo resultado que o CD possa junto ao publico.

Bom, depois de ter lido este longo artigo, espero que eu possa ter esclarecido um pouco mais de como funciona este processo, e que você possa ter entendido o porque de tanta demora pra fazer um CD.

Um abraço,

TchuTchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário