domingo, 7 de março de 2010

Backings de Jani, Dani, Tuta e Claudio vs “Guias”

Já contamos anteriormente como foi o processo de criação das linhas de backing do disco, e agora contamos algo mais da gravação em si.

Uma vez finalizada a criação das linha de backing pelo Claudio, o primeiro a entrar no estúdio para grava-los foi o Janiel.

Em meio a uma piada e outra ele ia gravando as suas “canturias”. Na primeira manhã, ele iniciou com uma voz mais tímida, típico da voz das pessoas pela manhã cedo, mas logo ele foi “esquentando a garganta” e soltando a sua doce voz.

Este é sempre um processo interessante, já que as sua linhas não estavam escritas em partitura, mas sim gravadas anteriormente pelo Claudio, em forma de guia, então o Janis ia ouvindo, aprendendo, decorando e logo apos gravando pra valer na sua voz a mesma linha.

Se não me recordo mal ele gravou tudo em dois dias, ou seja, em duas sessões, e depois no tempo que sobrava de cada dia a gente ouvia o resultado do que tínhamos feito e fazíamos nossas observações gerais.

Em seguida foi a Daniela quem veio ao estúdio para gravar. O processo foi idêntico, e ela passou um dia completo gravando as suas linhas de voz e o resultado foi muito bom também, já que além de cantar super bem, tem também um timbre de voz super agradável.

O terceiro a gravar foi o próprio Tuta que passou mais um dia no estúdio gravando os seus backings, e tudo rolou 100%, sem maiores complicações, e talvez seja mais fácil para o cantor fazer as suas próprias dobras.

O último foi o Claudio, que passou um dia completo em estúdio gravando sua participação nos backings. Com ele aconteceu um detalhe muito curioso que conto a seguir.

Na musica “Preciso de Você”, ele mesmo tinha criado umas linhas de backings muito malucas, uma coisa com alguma referencia a musica oriental, utilizando escalas com intervalos de ¼ de tom, ao invés de ½ tom como são nossas escalas ocidentais. Mas quando ele gravou essas linhas como guia a primeira vez, ele o fez de forma muito descontraída e espontânea, obtendo um resultado muito difícil de reproduzir posteriormente. Alem disso quando ele gravou os guias, sabendo que todo esse material seria posteriormente regravado, ele utilizou um microfone simples, desses convencionais (SM-58), e gravou as suas vozes na sala da técnica mesmo, e não na sala de gravação (onde existe um tratamento acústico melhor e onde se utiliza um microfone valvulado especifico para gravar voz). Por isso ao fundo dessas linhas ouve-se ruídos indesejados de todo tipo, incluindo alguns latidos de cachorro!

Agora, na hora de regravar isso "pra valer", o Clau não estava mais conseguindo obter a mesma “vibração”, a mesma emoção, e apesar de tentar reproduzir essa linha tão diferente por um bom tempo, e olha que eram muitas linha em paralelo, e isso levou um tempão danado, no final o resultado ficou inferior ao dos guias originais! Isso gerou algum estress entre a gente, e depois de discutir possibilidades, a gente optou nesse caso especifico, por descartar a regravação e utilizar os guias mesmo, sendo que iríamos fazer uma forte pos-producao neles, para tentar limpa-los ao maximo para deixá-los com a qualidade necessária para que fossem utilizados no disco.

No final o Claudio disse que isso já tinha acontecido com ele anteriormente durante as gravações de seu primeiro disco “TUFANO” e que ele definitivamente aprendeu essa lição, e quando se gravam guias de voz, deve-se utilizar o mesmo cuidado que como se fosse uma voz original, pois muitas vezes pode ser difícil recriar uma mesma emoção de um momento anterior, e que é sabido que por causa disso muita gente por ai acaba utilizando como voz final muito dos seus guias, como confessou uma vez o produtor “Chico Neves”, em entrevista a revista “MUSICA & TECNOLOGIA”, que em "Hey Na Na" um dos disco que havia produzido para os “Paralamas” em seu estudio pessoal, ele acabou utilizado no final a maioria dos guias de voz do Herbert Vianna como voz principal.


O melhor de tudo é que o resultado final ficou muito bom, e isso é o que importa!

Causos de estudio.... o Universo paralelo das gravações...

Um abraço,

TchuTchi


Ps: Na foto o Janiel (Janis) durante uma de suas sessões, gravando backings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário