sábado, 13 de março de 2010

Porque demora tanto... PARTE 1

Imagino que para qualquer pessoa que vem acompanhando este Blog deve se perguntar, mas porque demora tanto fazer o “raio” deste CD!???

Pois bem, isso não é apenas exclusividade de vocês, mas a gente, todos nos que estamos envolvidos neste trabalho também nos perguntamos isso, e passamos longas horas nos indagando essa mesma questão!

Mas vou aqui em umas breves linhas tentar explicar algumas dessas razoes pra vocês:

- Pré-producao: Esse é o momento crucial para o disco, já que essas musicas não vinham sendo tocadas por uma banda antes, são inéditas, então algum (o produtor) tem que pensar em cada musica por separado, e criar um arranjo, imaginando que instrumentos e o que cada um deles vai fazer quando isso for gravado. Esse processo levou algum tempo, uns três meses aproximadamente!

- Gravação: Um disco de estúdio não se grava “ao vivo”: exceto no caso de alguns tipos específicos de musica como o Jazz e a musica clássica, um disco de pop-rock, por uma serie de características técnicas se grava todo separado. Cada instrumento de cada vez, em uma pista de áudio por separado.

Então você pode sacar a calculadora ai meu amigo e imaginar que uma musica simples de 4 minutos de duração, com 6 ou 7 instrumentos (contando aqui a dobra de instrumentos) pode demorar isso multiplicado pelo tempo que leva gravar cada uma dessas linha, levando em conta o tempo de preparação da gravação no estúdio,posicionamento de microfones, os “para-errei,-volta do inicio outra vez”, cada instrumento pode levar entre 1h e 5hs cada!! Ai meu amigo, são inúmeras horas de gravação mesmo!

-Pos-producao: Depois que cada musico passa pelo estúdio e deixa a sua parte gravada, a coisa não esta pronta não, apos isso é necessário pos-produzir esse instrumento ou voz gravado, sendo necessário selecionar os melhores trechos (já que na maioria das vezes gravamos material extra pra ter material de sobra pra escolher o melhor depois), editar as emendas montando uma nova linha com as partes selecionadas, aparar as pontas, recortar aqui e colar acolá, afinar digitalmente alguma imperfeição, colocar no tempo correto as coisas que estão fora do tempo (um processo digital), dentre muitas outras coisinhas e truquezinhos. Tudo isso leva 4X mais que o tempo utilizado pra gravar... vai somando...

- Mixagem: Nesta etapa, já explicada anteriormente, a gente já tem todo o material de cada musica editado, e ai vai regular o volume dos instrumentos entre si e equalizar tudo, realçando aquilo que esta meio apagado e limando toda a freqüência que sobre. Isto é um processo crucial que pode valorizar a musica, ou se for mal feito estragar tudo... é um processo muito subjetivo e um tanto quanto artístico. Leva 3 uns meses!


CONTINUA NO PROXIMO POST...


TchuTchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário