sábado, 27 de março de 2010

A capa do CD Caminhada já esta sendo criada

Estamos muito contentes pois a capa do CD “Caminhada” já está sendo criada pelo artista e designer gráfico Alexandre Valdivia - Diretor da Agencia de Designe Alice Wonders (foto).

Ele foi quem fez a capa dos dois CDs do Claudio, “TUFANO” (foto) e do mais recente “Vida Verdadeira”. Com seu grande talento ele é capaz de fazer do encarte do CD uma pequena obra de arte, uma extensão do disco, algo que faz valer a pena ter o CD em casa ao invés de apenas o mp3 em um player.

Como nas vezes anteriores, a gente deu liberdade total para ele criar aquilo que viesse no coração dele, e o único que ele precisou foi ouvir as musicas do CD por um tempo pra logo ter idéias e iniciar o trabalho de composição do encarte.

Esta semana tivemos a alegria de ver uma previa do conceito gráfico utilizado e ficamos uma vez mais surpresos e felizes com o resultado, novamente um lindo trabalho do Alê.

Agora, em pouco tempo teremos novamente uma linda peça que acompanhará a musica e fará parte desse novo e belo trabalho do Tuta.

Obrigado Alê!

Um abraço,
TchuTchi

Historia: o primeiro CD do Tuta “Da Montanha” teve o encarte criado pelo designer/musico Rodrigo Pereira, que também tocou todos os teclados naquele disco. Neste novo trabalho ele participa novamente tocando teclados em alguns temas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Como componho


A composição de uma canção é muito especial e particular. Claro que estou falando sobre a composição de uma canção que é feita para glorificar o verdadeiro Autor da composição, meu Amigo Espírito Santo.

Não há dúvida de que compor é algo que nasce num momento de muita comunhão com o Senhor, pois é Ele Quem libera a letra, a música e tudo mais.

Nunca compus uma música sem primeiro orar e estar em sintonia com o coração do PAI.

Tecnicamente falando, nunca escrevi uma letra, sem, antes, ter a música. Quando surge uma música que me faz vibrar, imediatamente uma luz verde surge na cabeça, alertando-me que é hora de sentar com um lápis e um pedaço de papel na mão.

Não acontece quando eu quero, mas quando o Senhor quer. Não acontece quando eu digo que vai acontecer, mas quando Ele diz. Não fabrico músicas, apenas escrevo o que o Espírito manda eu escrever.

Muitas vezes me sentei com o violão, querendo compor uma canção, mas nada, ou quase nada saiu, simplesmente porque Deus não quis.

Um exemplo disso está numa música que compus há cinco anos atrás. Eu amei a música e a cantarolei por todos esses anos. Muitas vezes comecei escrever uma letra, mas que nada, as letras não me convenciam. Na semana passada fui desafiado a compor uma letra para essa tal música, a qual faria parte desse CD. Sentei-me, orei ao Senhor, e Ele me ditou a letra e em menos de meia hora a letra estava pronta.

Obrigado Jesus por me ter colocado no peito mais essa canção!

Porque demora tanto... PARTE FINAL

Masterização: Uma vez finalizada a mixagem, (existe uma lenda musical que fala que uma mixagem não é terminada mas sim abandonada, já que você pode continuar mexendo na mixagem de uma musica meses a fio...) a seguinte e ultima etapa do processo de gravação de um disco é a masterização.

Este é um processo muito técnico, mas mesmo assim um tanto subjetivo e artístico, onde se trabalha com as musicas já finalizadas (mixadas), regulando freqüências, intensidade, colocando alguma compressão extra e nivelando os volumes de todas as musicas entre si, para que estas soem no mesmo volume e principalmente para que o CD soe bem tanto em aparelho de som de um carro, um radinho mono AM ou em um som de alta fidelidade.

Hoje em dia é também nessa nesta etapa que se insere eletronicamente em cada faixa o numero de registro em cada musica do CD, para que a execução publica das musicas possa ser declarada por uma emissora de radio ou TV quando tocada para posterior arrecadação de direitos autorais.

A masterização é feita por estúdios especializados, por engenheiros de som experimentados, sendo que a grande maioria dos estúdios de gravação não oferece este serviço. Este processo dura geralmente uma sessão de 6 horas (para 12 musicas) e pode ser acompanhado ou não pelo musico e o produtor do trabalho. No final se obtém o CD de áudio que servirá como máster para a duplicação do CD.

Encarte: Uma das partes mais bonitas de um disco é o encarte. Este geralmente é feito por um artista gráfico ou designer, que se encarrega de criar o conceito gráfico que terá o disco, com desenhos, fotos e textos. Uma vez definido o desenho do CD este monta um “boneco”, que é uma maquete no formato final que terão o encarte quando pronto, incluindo a impressão que irá sobre o plástico, a “bolacha”. Uma vez aprovada a arte final, (esta pode ter varias versões, correções e alterações) é gerado em arquivo final, com o padrão técnico utilizado nas gráficas, para que este possa ser corretamente impresso no momento da fabricação do CD.

Todo este processo pode demorar uma semana ou alguns meses, vai depender da agilidade de todas as partes envolvidas, inclusive isto pode ser feito paralelamente a qualquer uma das etapas anteriores, geralmente a partir do inicio da mixagem, onde o conteúdo final do trabalho esta estabilizada.

Replicação/Duplicação: Este é o processo final de um CD, que se inicia com a entrega do CD Master a empresa fabricante de CDs juntamente com o arquivo da parte gráfica, alem de uma serie de autorizações legais, como as de direito autoral das musicas do disco.

Artistas independentes geralmente fazem tiragens mínimas de 1000 unidades. Uma vez feito o pedido a empresa, o CD pode ficar pronto entre 2 a 4 semanas.

E é a partir de receber os CDs em casa que se inicia o processo de lançamento, divulgação e distribuição do disco, depois de muitos meses de trabalho duro!

E este é o motivo pelo qual fazer um disco independente demora tanto, podendo facilmente demorar um ano. É um processo de muito trabalho, recompensado posteriormente pelo resultado que o CD possa junto ao publico.

Bom, depois de ter lido este longo artigo, espero que eu possa ter esclarecido um pouco mais de como funciona este processo, e que você possa ter entendido o porque de tanta demora pra fazer um CD.

Um abraço,

TchuTchi

sábado, 13 de março de 2010

Porque demora tanto... PARTE 1

Imagino que para qualquer pessoa que vem acompanhando este Blog deve se perguntar, mas porque demora tanto fazer o “raio” deste CD!???

Pois bem, isso não é apenas exclusividade de vocês, mas a gente, todos nos que estamos envolvidos neste trabalho também nos perguntamos isso, e passamos longas horas nos indagando essa mesma questão!

Mas vou aqui em umas breves linhas tentar explicar algumas dessas razoes pra vocês:

- Pré-producao: Esse é o momento crucial para o disco, já que essas musicas não vinham sendo tocadas por uma banda antes, são inéditas, então algum (o produtor) tem que pensar em cada musica por separado, e criar um arranjo, imaginando que instrumentos e o que cada um deles vai fazer quando isso for gravado. Esse processo levou algum tempo, uns três meses aproximadamente!

- Gravação: Um disco de estúdio não se grava “ao vivo”: exceto no caso de alguns tipos específicos de musica como o Jazz e a musica clássica, um disco de pop-rock, por uma serie de características técnicas se grava todo separado. Cada instrumento de cada vez, em uma pista de áudio por separado.

Então você pode sacar a calculadora ai meu amigo e imaginar que uma musica simples de 4 minutos de duração, com 6 ou 7 instrumentos (contando aqui a dobra de instrumentos) pode demorar isso multiplicado pelo tempo que leva gravar cada uma dessas linha, levando em conta o tempo de preparação da gravação no estúdio,posicionamento de microfones, os “para-errei,-volta do inicio outra vez”, cada instrumento pode levar entre 1h e 5hs cada!! Ai meu amigo, são inúmeras horas de gravação mesmo!

-Pos-producao: Depois que cada musico passa pelo estúdio e deixa a sua parte gravada, a coisa não esta pronta não, apos isso é necessário pos-produzir esse instrumento ou voz gravado, sendo necessário selecionar os melhores trechos (já que na maioria das vezes gravamos material extra pra ter material de sobra pra escolher o melhor depois), editar as emendas montando uma nova linha com as partes selecionadas, aparar as pontas, recortar aqui e colar acolá, afinar digitalmente alguma imperfeição, colocar no tempo correto as coisas que estão fora do tempo (um processo digital), dentre muitas outras coisinhas e truquezinhos. Tudo isso leva 4X mais que o tempo utilizado pra gravar... vai somando...

- Mixagem: Nesta etapa, já explicada anteriormente, a gente já tem todo o material de cada musica editado, e ai vai regular o volume dos instrumentos entre si e equalizar tudo, realçando aquilo que esta meio apagado e limando toda a freqüência que sobre. Isto é um processo crucial que pode valorizar a musica, ou se for mal feito estragar tudo... é um processo muito subjetivo e um tanto quanto artístico. Leva 3 uns meses!


CONTINUA NO PROXIMO POST...


TchuTchi

quarta-feira, 10 de março de 2010

Caminhada


Queridos, vocês não podem imaginar o quanto estou emocionado, e o quanto estou satisfeito com esse nome do CD, sugerido pelo Claudio Martos, amigo verdadeiro e companheiro dessa longa caminhada em minha vida.

Quem também amou esse título é a minha amada esposa e melhor amiga, a Sula, mulher de fé e de fibra que esteve e está comigo nessa longa caminhada.

Jesus é mesmo tão Incrível, tão Surpreendente, e, acima de tudo, gosta de andar, e como gosta! Agora, o mais bacana de tudo isso é que Ele olhou pra mim e disse: "Esse menino tá engordando muito, tem que andar, tem que andar!" Então, Ele, gentilmente, convidou-me a caminhar com Ele.

Sinto-me honrado, e sou grato, porque não mereço a companhia DELE, muito menos ser companhia para ELE, mas em Sua graça, Ele tem me enviado (e ido junto) a muitos lugares, cantando para muitos corações, pregando para muitos amados.

Desde que lancei o CD Da Montanha, fui para a Armação, em Santa Catarina, fui para Piracicaba, voltei para a Armação, voltei para Piracicaba, e agora estou entre Itajaí e Joinvile, como um fazedor de tendas.

Mas nossa caminhada não se resume aos lugares onde moramos, mas em todo chão que pisamos, e lá pudemos cantar e falar do Deus de toda terra. Isso é o que conta.

Amados, cada um de vocês está numa caminhada particular, mas nunca se esqueça que o que mais vale à pena é "caminhar com o Andarilho Jesus".

Beijo

O NOME DO NOVO CD DO TUTA: “Caminhada”

Tai, em primeira mão para todos vocês o nome do novo disco do Tuta, “Caminhada”, aquele que até agora estávamos apelidando carinhosamente de “TUTA 2”

Vou dar uma breve previa o porque desse nome, apesar de que será o próprio Tuta quem posteriormente irá explicar aqui neste Blog pra todo mundo na versão dele.

“Caminhada” é literalmente o tempo e experiências percorridas pelo Tuta e sua família neste período de seu ministério que engloba o anterior disco “Da Montanha” até esse novo CD. Não é exatamente o nome de nenhuma das musicas do CD, mas sim o caminho percorrido nesse tempo, uma serie de experiências de sua trajetória que o foram inspirando a compor cada uma dessas musicas, que agora são compiladas nesse trabalho.

E por ultimo conto ainda que o CD leva 12 musicas, mas que nesse período foram muitas musicas mais que ele compôs, e que na hora de gravar o disco, foi feita uma seleção pra poder escolher aquelas que melhor se encaixariam nesse novo trabalho.

Querem saber mais?! Esperem que o próprio Tuta escreva aqui mais sobre isso.

Um abraço,

TchuTchi

domingo, 7 de março de 2010

Backings de Jani, Dani, Tuta e Claudio vs “Guias”

Já contamos anteriormente como foi o processo de criação das linhas de backing do disco, e agora contamos algo mais da gravação em si.

Uma vez finalizada a criação das linha de backing pelo Claudio, o primeiro a entrar no estúdio para grava-los foi o Janiel.

Em meio a uma piada e outra ele ia gravando as suas “canturias”. Na primeira manhã, ele iniciou com uma voz mais tímida, típico da voz das pessoas pela manhã cedo, mas logo ele foi “esquentando a garganta” e soltando a sua doce voz.

Este é sempre um processo interessante, já que as sua linhas não estavam escritas em partitura, mas sim gravadas anteriormente pelo Claudio, em forma de guia, então o Janis ia ouvindo, aprendendo, decorando e logo apos gravando pra valer na sua voz a mesma linha.

Se não me recordo mal ele gravou tudo em dois dias, ou seja, em duas sessões, e depois no tempo que sobrava de cada dia a gente ouvia o resultado do que tínhamos feito e fazíamos nossas observações gerais.

Em seguida foi a Daniela quem veio ao estúdio para gravar. O processo foi idêntico, e ela passou um dia completo gravando as suas linhas de voz e o resultado foi muito bom também, já que além de cantar super bem, tem também um timbre de voz super agradável.

O terceiro a gravar foi o próprio Tuta que passou mais um dia no estúdio gravando os seus backings, e tudo rolou 100%, sem maiores complicações, e talvez seja mais fácil para o cantor fazer as suas próprias dobras.

O último foi o Claudio, que passou um dia completo em estúdio gravando sua participação nos backings. Com ele aconteceu um detalhe muito curioso que conto a seguir.

Na musica “Preciso de Você”, ele mesmo tinha criado umas linhas de backings muito malucas, uma coisa com alguma referencia a musica oriental, utilizando escalas com intervalos de ¼ de tom, ao invés de ½ tom como são nossas escalas ocidentais. Mas quando ele gravou essas linhas como guia a primeira vez, ele o fez de forma muito descontraída e espontânea, obtendo um resultado muito difícil de reproduzir posteriormente. Alem disso quando ele gravou os guias, sabendo que todo esse material seria posteriormente regravado, ele utilizou um microfone simples, desses convencionais (SM-58), e gravou as suas vozes na sala da técnica mesmo, e não na sala de gravação (onde existe um tratamento acústico melhor e onde se utiliza um microfone valvulado especifico para gravar voz). Por isso ao fundo dessas linhas ouve-se ruídos indesejados de todo tipo, incluindo alguns latidos de cachorro!

Agora, na hora de regravar isso "pra valer", o Clau não estava mais conseguindo obter a mesma “vibração”, a mesma emoção, e apesar de tentar reproduzir essa linha tão diferente por um bom tempo, e olha que eram muitas linha em paralelo, e isso levou um tempão danado, no final o resultado ficou inferior ao dos guias originais! Isso gerou algum estress entre a gente, e depois de discutir possibilidades, a gente optou nesse caso especifico, por descartar a regravação e utilizar os guias mesmo, sendo que iríamos fazer uma forte pos-producao neles, para tentar limpa-los ao maximo para deixá-los com a qualidade necessária para que fossem utilizados no disco.

No final o Claudio disse que isso já tinha acontecido com ele anteriormente durante as gravações de seu primeiro disco “TUFANO” e que ele definitivamente aprendeu essa lição, e quando se gravam guias de voz, deve-se utilizar o mesmo cuidado que como se fosse uma voz original, pois muitas vezes pode ser difícil recriar uma mesma emoção de um momento anterior, e que é sabido que por causa disso muita gente por ai acaba utilizando como voz final muito dos seus guias, como confessou uma vez o produtor “Chico Neves”, em entrevista a revista “MUSICA & TECNOLOGIA”, que em "Hey Na Na" um dos disco que havia produzido para os “Paralamas” em seu estudio pessoal, ele acabou utilizado no final a maioria dos guias de voz do Herbert Vianna como voz principal.


O melhor de tudo é que o resultado final ficou muito bom, e isso é o que importa!

Causos de estudio.... o Universo paralelo das gravações...

Um abraço,

TchuTchi


Ps: Na foto o Janiel (Janis) durante uma de suas sessões, gravando backings.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Vale à pena ser um pescador de homens


Vou repassar uma mensagem que recebi na semana passada de uma pessoa que não conheço pessoalmente, mas que me fez ver o quanto vale à pena ser um pescador de homens, o quanto vale à pena cantar músicas com mensagens que chegam nos corações e produzem algo de muito bom, porque é a palavra de Deus cantada.

"PUXA VIDA! Q EXTRAORDINARIO O SEU CD 'DA MONTANHA ' FIQUEI APAIXONADA POIS É OS ESTILO DE MUSICA Q EU AMO E CREIO Q JESUS TAMBEM.POIS É UMA PENA Q HOJE EM DIA QUASE Ñ SE OUVE MUSICAS ASSIM POIS O POVO DE DEUS CAIU NUMA TENDÊNCIA DE CANTAR E COPIAR UNS AOS OUTROS. INFELIZMENTE TÁ FALTANDO CRIATIVIDADE.
UM DIA EU TAVA VENDO E OUVINDO UM VIEDEO Q A g VIDEO MANDOU P MIM E EU OUVI,OUVI,OUVI, E OUVI DE NOVO E ATÉ CHORAVA COM A MUSICA E NEM SABIA Q ERA SUA, FOI QUANDO EU OUVINDO UMA VINHETA DO SEU CD, DESCOBRI Q ERA SUA ,SÓ PODIA SER! AMEI
Q UNÇÃO (NÃO ME DEIXE MORRER).
EU TAMBEM COMPONHO E SONHO UM DIA GRAVAR P GLÓRIA DE DEUS, MAS EU JÁ FALEI PRO SENHOR: EU QUERO FAZER
ALGO ASSIM DE QUALIDADE PRA ELE.POR ISSO EU TAMBÉM AGUARDO NELE.
CONTINUE ASSIM IRMÃO E JESUS VAI TE HONRAR. A VC E O CLAUDIO Q EU TAMBÉM AMEI O TRABALHO DELE.
BJOS P/ VCS E HONRRAS DO PAI


Valeu à pena gravar o CD Da montanha e sei que está valendo à pena gravar esse segundo CD, e que tudo está sendo feito para honra e glória do Senhor.

Obrigado Jesus por achar que vale à pena me dar a chance de ser Teu servo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Feito por Amigos

As gravações deste disco em geral, foram muito divertidas e descontraídas, quem participou sabe do que estou falando.

É muito bom trabalhar assim com amigos, é bem diferente de quando você grava com gente contratada que não tem intimidade, e onde a sessão rola bem, mas com um trato formal, profissional de produtor e musico.

Outra coisa notável é que quando são os nossos amigos que estão gravando (e foi assim na grande maioria neste disco) ou melhor, amigos do Tuta, de longa data, falo de gente que caminhou com ele por muito tempo, pessoas que o Tuta acompanhou desde bem jovens (já que o Tuta agora é um senhor maior, ou pelo menos bem mais velho que a maioria da gente!) e que também já participaram com ele no disco anterior “Da Montanha”, seja nas gravações ou em inúmeras apresentações desse CD por vários cantos do Brasil.

O que se percebe ao trabalhar com esses amigos do Tuta, é que são gente que tem grande apreciação por ele, amizades sinceras, um prazer e um orgulho muito grande em participar deste novo trabalho, e isso faz toda a diferença, isso se nota no som, no resultado final do CD.

Pois bem, pra finalizar, isso deixa claro um bonito exemplo, que aquele que planta amor, colhe grandes e verdadeiras amizades!

Um abraço,

TchuTchi

Alê gravando baixo 2

Veja o segundo vídeo do Alê gravando baixo.