quinta-feira, 30 de julho de 2009

-4 baixos

Ontem a noite rolou a primeira sessão de gravação dos baixos, com o Ale. A surpresa maior foi que o menino apareceu com um Fender Precision Bass 73´ debaixo do braço, uma maravilha! Um timbre que funcionou super bem em duas das quatro músicas que gravamos ontem.

O Alê mandou bem como já era previsto, e segurou super bem o “groove” quando necessário e também desceu a mão quando solicitado... todo um sucesso!

Foram gravadas: “Agindo Eu”, “O Bom Pastor”, “Eu Vou” e “Deixa eu ficar aqui”, ficando mais quatro pra próxima sessão.

Pois bem, manteremos-lhos informados de tudo.

Um abraço,
TchuTchi

Obs: Ah, o Tuta me mandou as cifras das músicas hoje...
Obs 2: As lindas imagens da gravação são uma cortesia do Claudio.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estrada livre pro Alê!

Acabo de terminar de ouvir o resultado das quantizações das baterias gravadas e fiquei muito contente! O Cláudio e o Jonas fizeram um ótimo “ajuste fino” na bateria, o que vai deixar o resultado final muito bom. Obviamente, como já disse aqui antes, eu gostei muito da participação do Emerson, ele mandou super bem, com muita “pegada”, com muita espontaneidade, e isso que era o que estávamos procurando, mais vida do que pura técnica, e chegamos lá.

Agora a estrada esta livre para a gravação dos baixos, com o Alê Viriato, que é outro fera. A nossa intenção agora é de gravar todos os baixos em 2 ou 3 sessões.

No cansativo e interminável processo de gravação de um cd, é bacana ver como a música vai sendo transformada, uma vez que até agora eram apenas a voz e o violão, e mesmo que a gente já tenha definido previamente cada arranjo, instrumentos, etc... é gostoso ver como o planejado vai sendo melhorado com cada participação, e é dessa forma que gostamos de trabalhar o Clau e eu. Neste novo trabalho do Tuta, apenas duas das músicas nos já tínhamos tocado previamente com a banda completa em apenas duas ocasiões, são elas “Preciso de Você” e “Vem pra Jesus”, e foi no auditório do IGT e outra em um evento da Ig. da Água Rasa, e mesmo assim nos mudamos substancialmente esses dois arranjos.

Agora na semana que vem, conforme formos gravando os baixos, irei contando mais pra vocês.

Um abraço,
TchuTchi

Obs: Todos nos do Buena Onda, esperamos que com estas descrições do processo de produção de um disco, possamos incentivar a mais gente a fazer o mesmo!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Questão de Morte

Vidas tumultuadas, sonhos abandonados,
Luzes enfraquecidas, barcos à deriva;
Sorriso amarelado, nervos à flor da pele,
Erros de julgamento, tempestade à vista;
Telhados despedaçados, mães dezesperadas,
Filhos abandonados, flechas assassinas.
Muro derrubado, bêbado caído,
Carro desgovernado, heróis desiludidos;
Balança enganosa, famílias destruídas,
Igrejas lotadas, vidas vazias.


Questão de Vida

Por que você se surpreende,
Por que o mundo não entende,
Onde vai dar, o que vai ser?
Por que esse mundo não tem jeito,
Fome, miséria e sofrimento, falta de amor, falta de paz.?
O mundo quer amor, procura paz!
Olhe ao seu redor agora,
Tanta riqueza, muito embora,
Pra muito irmão, falta o pão!
Todo pecado e malícia,
Separam o homem dia a dia do Deus de amor, do Deus da paz.
O mundo quer amor, precisa da paz!
Saiba que nada está perdido,
Todo pecado foi vencido
Por meu Jesus naquela cruz.
E Ele pergunta, simplesmente:
Por que você não se arrepende? Receba amor, receba a paz!
Por que você não vem, vem pra Jesus?

tuTa moRaes

terça-feira, 21 de julho de 2009

A primeira gravação oficial!

Eu já estava me esquecendo, mas o Tuta me lembrou esta semana, e realmente a música que abriu a serie “oficial” das gravações deste cd foi a música “Acalmar”, e onde convidamos o Jonas Souza, pra fazer o arranjo dessa música.

Uma vez que o Jonas topou participar, mandamos pra ele a música e marcamos uma data para a gravação.

Foi então que numa bela manhã de sábado (em Abril), o Jonas veio no estúdio nos mostrar seu arranjo. Realmente ele entendeu muito bem o espírito da musica e fez um lindo arranjo de violão. Logo após iniciamos, a que foi então, a gravação inaugural deste segundo cd, com a música “Armação”.

A gravação correu muito bem e tranqüila, e uma vez gravada a primeira linha decidimos então acrescentar uma segunda linha de violão que terminou de fechar aquele belíssimo arranjo. O Jonas é um grande músico e super amigo, valeu Joninhas!

Um abraço,
TchuTchi

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Quantizando a batera!!!!


Pra quem não sabe este processo implica em corrigir pequenas flutuações de tempo que eventualmente hajam ocorrido durante as gravações das baterias. Se por um lado pode parecer que estamos "roubando" e que não foi tocado assim de verdade, por outro lado este processo ajuda o músico a se concentrar mais na parte criativa do que ficar pirando em não errar em um único compasso!

A questão é que demmmooooorrra e é um processo solitário!!! Por isso liguem, mandem balas e bombons!!!

Beijos a todos,

Clau

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vale à pena sonhar

Vale à pena sonhar!!!

Sonhar não é fantasiar, não é delirar, não é desejar o irreal. Sonhar é querer algo pelo qual se vale à pena lutar, é desejar algo ou alguém de tal forma que estaremos dispostos a esperar o tempo que for preciso, para vê-lo se tornar real.

Há vários tipos de desejos, e, por isso, muitos são os sonhos. Por exemplo: O sonho de um pescador é ter o seu próprio barco, o sonho de um atleta é ser campeão, o sonho de um soldado é vencer a guerra, o sonho de um agricultor é colher os frutos.

E qual seria o sonho de um cantor e compositor cristão? Seria gravar um cd? Fazer sucesso, ficar famoso e rico? Se eu dissesse que isso não passa por nossa cabeça, eu seria um mentiroso, contudo, um cd é muito mais do que gravar canções e alcançar o sucesso, gravar um cd faz parte de um lindo projeto, cujo alvo, ou melhor, cujo sonho é glorificar o Rei Jesus. Esse novo cd é um sonho que está sendo realizado e ficará pronto na hora e do jeito que o Senhor sonhou.

Feliz é o sonhador que aprende a sonhar os sonhos do Senhor para sua vida, e assim, ele aprende o que significa "Deus efetua em vós, tanto o querer, quanto o realizar".

Esse é o tipo de sonho que vale à pena sonhar.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Armação

Uma das músicas do novo cd é uma bossa nova feita em homenagem à Fazenda da Armação, que fica no município de Governador Celso Ramos-SC, encostada em Florianópolis-SC.

Deus colocou no meu coração e no coração da Sula, minha esposa, um amor que não se pode medir, nem explicar pelos pescadores e suas famílias.

Hoje estamos longe, mas, como dizem naquelas bandas - quem bebeu da água de nossa fonte, um dia volta - e na esperança de voltar a beber daquela fonte, vamos andando... a letra da música é:

Agora sei te conhecer me ajudou a entender.
Que essa vida vale mais, muito mais.
Uma canção do coração quero cantar, quero cantar.
Contando coisas de amor por você.

Enquanto ouço a tua voz
No som das ondas do teu mar.
Bem cedo vejo o pescador
Sua rede vai lançar.

Agora sei por que Jesus fala pra mim e pra você
Com Ele a vida vale mais, muito mais.
Uma canção do coração Jesus cantou, Jesus cantou
Porque Jesus morreu de amor por você.

Na Armação Mestre Jesus
Vem logo cedo abençoar.
Ao pescador Ele conduz
Sua rede vai lançar.

Um beijo no coração de cada pescador.

tuTa moRaes

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo

Às vezes achamos que somos nós que determinamos o tempo, mas Deus nos tem ensinadoque precisamos aprender a viver olhando sempre as horas no relógio DELE.

Agradeço e louvo a Deus por poder fazer parte desse projeto e peço a Ele que nos encha com a Sua graça e nos dê sabedoria e capacidade, para podermosfazer o nosso melhor, e que o nome DELE seja honrado!

Valeu Claudião e Tchu Tchi, irmãos amados que estão sempre prontos!!! Valeu Émerson, sua disposição e amor em fazer a obra de Deus me Encoraja!!! Alê, esperamos por você!!!

Beijo a todos,

Tuta Moraes.

Finalizamos as Bateras!


Graças a Deus, ontem à noite finalizamos a gravação das bateras! Agora temos via livre pra começar a gravar os baixos. Eu estou muito contente, pois ficou muito bonito e criativo, e neste processo que utilizamos na gravação deste disco, o Emerson acaba compondo na sua linha de batera, muito do que vai na música. É um processo arriscado, mas extremadamente criativo, e se arrisca em função desse segundo atributo tão importante.

Ontem as gravações rolaram até as 22:30hs, ou seja 03:30hs no meu horário local, mas valeu a pena este esforço de todos, e agora a coisa vai fluir bastante rapidamente.

Bom, este final de semana vou tentar colocar um vídeozinho das gravações da bateria aqui pra vocês verem, além desta foto.

Próximo passo, Ale Viriato, nosso baixista de cabeceira, que vai ser o próximo a gravar.

Um abraço,

TchuTchi

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Emerson, em sua segunda sessão de Batera

Hoje retomamos as gravações do novo cd do Tuta.

Anteriormente já tínhamos gravados algumas guitarras e violões, o que não é muito comum, pois geralmente se começa a gravar pela bateria, mas isso foi necessário devido ao fato de eu estar morando fora de São Paulo, e ter que aproveitar a minha visita.
Pois bem, ontem o Emerson, nosso querido batera, chegou cheio de vontade e de inspiração para dar inicio a gravação da bateria das músicas, e foi uma sessão muito produtiva, pois rendeu três músicas em apenas 3hs de estúdio, e isso é muito rápido, acreditem.

Também o Cláudio conseguiu captar uma sonoridade muito bacana da bateria, e ficamos os três muito satisfeitos com o resultado sonoro.

Pra finalizar foi interessante testar um modelo novo de produção, já que eu pude acompanhar e participar das gravações à distancia, através do meu skype, e com 5 horas a mais de fuso (madrugada por aqui), funcionou perfeitamente bem e foi quase como se eu estivesse presente. Quero ver eu acordar cedo amanha!

Bom amanhã tem mais, já contarei e colocarei alguma foto e quem sabe algum vídeo...

Um abraço,

TchuTchi

Violões

O Claudio e eu decidimos que alguns violões que inicialmente teríamos planejado que seriam gravados por outros músicos.
E acabei gravando, pois são linhas de violão dessas músicas que coloquei as guitarras nos últimos dias, já que o fato de ser a mesma pessoa que gravou as duas coisas vai facilitar muito que tudo case melhor, e se ganhe tempo.

As gravações dos violões correram bem, sem maiores problemas, e os timbres ficaram bacanas. Usamos o clássico recurso das dobras de violão, já que isso, na mix te permite jogar um pra cada lado em estéreo, e isso dá um efeito muito bonito.

Bom finalizada a minha parte, foi corrido mas chegamos no resultado desejado, agora volto pra casa e acompanharei o restante do trabalho via web.

Um abraço,
TchuTchi

+ guitarras...

Hoje foi um muito dia bacana e o tempo rendeu bem, só ficou um restinho da minha parte pra amanhã.

Novamente mais guitarras, mas gastamos tempo em criar algumas linhas bem melódicas e criativas. Acho que “guitarristicamente” falando, o som deste novo CD vai estar um tanto diferente ao anterior, espero que funcione, e isso só saberemos entrar o baixo...

Um abraço,
TchuTchi

Primeiras gravações

Hoje o Claudio e eu inauguramos as gravações do novo CD do Tuta aqui no estúdio do Buena Onda em SP. Estamos contentes, pois estávamos aguardando este projeto a bastante tempo. Sabemos que este lapso entre um trabalho e outro tem seu lado positivo, já que o Tuta teve bastante tempo pra preparar um repertório e de lá pra cá o estúdio evoluiu muito tecnicamente, assim como todos nos também, em questão de gravação e música.

Hoje gravamos algumas guitarras “lead”, já que essas ai, eu fazia muita questão de tocar, já que é minha praia. Junto com o Clau, testamos alguns timbres novos, pensando no todo lá no final, e acho que valeu a pena. Optamos por fazer dobras, mas com linhas bem parecidas, apenas para dar um efeito mais pesado aonde se precisa. Um recurso muito usado em gravações, como é o mesmo músico que toca a coisa duas vezes, a junção das duas linhas, soma volume, já que as duas linhas são ligeiramente diferentes, coisas da execução manual. Ficou jóia e amanha tem mais.

Um abraço,
TchuTchi

Tuta 2 - "A Missão"

Graças a Deus começamos o projeto do novo CD do Tuta.

Hoje o Tuta veio a São Paulo, no estúdio do Buena Onda e gravou os guias de voz e violão.

As músicas para este novo projeto são muito bacanas e esperamos que nasça um grande CD.

Aqui neste blog vamos contar tudo sobre as gravações e você poderá acompanhar o passo a passo do CD.

Fique ligado.

Um abraço,
TchuTchi