quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Criando Backing Vocals

Construindo e gravando “Backing Vocals”

Os “Backings Vocals”, antigamente mais conhecidos como “contra canto”, são um ponto muito importante deste novo disco do Tuta, e neste quesito optamos por trabalhar num sistema bastante semelhante ao utilizado anteriormente no CD “Da Montanha”.

Foi o Claudio é que criou todos os arranjos destes backings, ou seja, como já comentado anteriormente, passamos dois dias compondo todas as linhas de backings, um processo criativo muito interessante.

O Claudio ia ouvindo as musicas (que já conhecia muito bem, pois ele participou de 100% de todo o processo de gravação) e estudando onde os backings poderiam entrar e enrriquecer a musicas. Uma fez definido que em uma certa musica este seria aplicável, começava o processo de criação. Eu abria um canal de voz e ele ia ouvindo e cantarolando cada linha sobre a musica, e depois novos canais eram abertos e ele ia criando e montando o “naipe” de vozes, levando em conta que estas seriam gravadas pelo próprio Tuta, pelo Janiel, Daniela e também por ele mesmo. Uma vez criada cada linha, depois de varias ouvidas e correções, se definia qual cantor iria executar cada linha posteriormente.

Passados esses dois dias e finalizado todo esse processo, foi o Janiel que primeiramente veio gravar em dois dias a sua participação, incluindo um dueto da voz principal com o Tuta na musica “Bons Amigos”. A segunda a gravar foi a Daniela, que gravou toda a sua parte em um longo dia de gravações (adocicando as linhas vocais com o seu lindo timbre de voz femenino), seguido do Tuta que também gravou alguns backins. Por último foi o Claudio, que gravou as suas vozes em mais dois dias aproximadamente.

Uma vez finalizada a gravação de todas as linhas de vozes foram gastos por volta de mais dois dias fazendo uma delicada edição de todo esse material, para deixa-lo pronto para uma posterior mixagem.

O resultado foi muito incrível, com linhas muito bonitas e criativas, fugindo na em sua maior parte bastante do convencional. Ouvindo o resultado final tenho certeza que esses backings vão enriquecer muito cada uma das músicas, que é o mais importante.

Um abraço,

TchuTchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário