sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Chame o "Dani do Saxofone"

Quando comecei a produzir este disco a algum tempo atrás eu criei um arranjo diferente pra musica “Agindo Eu”, que começa com uma introdução com a banda toda tocando com grande intensidade, com um solo de guitarra dando o clima e logo finalizando no pique total, bem “pra cima”, seguido de alguns tempos de silêncio para o novo reinicio do tema com o Tuta voltando bem “na manha” acompanhado somente pelo violão, com a reentrada dos demais instrumentos, pouco a pouco. Bom, a historia que eu quero contar é que desde o começo esse solo de guitarra que eu mesmo fiz nunca me convenceu, pra mim mesmo estava parecendo solo de guitarra de musica sertaneja, e por isso eu nunca cheguei a mostrá-lo pra ninguém, nem para o Tuta nem pro Claudio (quem sabe no futuro eu mostre isso aqui...).

Passado algum tempo o projeto da gravação do CD começou e esta musica em questão foi gravada sem esse solo, com a minha esperança de que alguma idéia descente iria surgir pra mim no caminho, “brotando” na minha cabeça a qualquer hora, mas o tempo foi passando e a idéia brilhante não apareceu, nada... nadinha..., depois o prazo foi apertando e eu tentei substituir esse solo errante de guitarra por um solo de um teclado (Hammond B4), com a esperança de resolver o assunto. Depois de gravar um novo solo no teclado confesso que até achei que estava bastante razoável, que se essa minha nova proposta fosse executada por um tecladista de verdade (e não eu, que basicamente sei diferenciar as teclas brancas das pretas do teclado) que poderia ficar muito bacana.


Foi só então quando eu mostrei essa segunda tentativa pro Claudio, que ouviu atenciosamente e que não gostou nada e foi logo falando “ruim, horrivel”. Conversamos e depois de pensar em alternativas e trocar novas idéias decidimos: “vamos mostrar esse solo pra mais alguém, pra ter uma segunda opinião”, e assim fizemos, mostramos pro Regê (o mesmo que gravou vários violões), e que rapidamente deu o veredicto final “feio, não rola não TchuTchi!”, pois então estava decidido, e eu voltava a estaca ZERO, com a música toda pronta, gravada, mas sem um solo digno na introdução (cheguei a pensar até em “limar” essa introdução, e o Clau me sugeriu o mesmo)...

Foi só então que se me acendeu uma luz verde na cabeça e pensei que poderia entrar um solo de sax, bem “rasgado” no melhor estilo “Blues Brothers” nessa intro?! Foi quando pensei no Dani (Daniel Cavalcanti), então liguei pra ele.

Passei a proposta pra ele, meio na “fogueira”, com pouco menos de uma semana pra ele pensar em algo e vir gravar, mandei o mp3 da música pra ele ouvir e já agendamos uma data pra gravar. Na dio e hora combinados lá chegava o Dani pra gravar. Uma curiosidade: No dia da gravação o Dani pegou o sax na casa dele pra levar pra o estúdio, e ao abrir o estojo pra checar se estava tudo ok, ele verificou que uma peça de cortiça, a que fixa o bocal do instrumento, estava se desfazendo! Uma tragédia!! Naquela mesma manhã, antes dele ir para o estúdio, ele passou num Luthier para arruma-lo, mas pra nossa alegria a oficina estava fechada... sendo assim, ele foi assim mesmo e chegando no estúdio, além de bater um rango antes (futuramente vou explorar mais este assunto), improvisou uma solução para o Saxofone no melhor estilo “Magiver”. Ele colocou sei lá o que exatamente no local da peça estragada... parece que foi jornal velho, folha de caderno, casca de banana, ou papel higiênico... sei lá... mas fez o Saxofone funcionar perfeitamente como deveria! Um pequeno prodígio!!

Essa ai foi só a primeira genialidade, a segunda foi que ele entrou no estúdio, (e Eu e o Claudio nos recusamos em mostrar qualquer outra referencia do solo pra ele, justamente pra não influenciá-lo de nenhuma forma, pra ele poder fazer aquilo que sai-se da cabeça) e DETONOU NO SOLO!

Ele mandou super bem, um solo exatamente como a gente não imaginou, no melhor estilo rock/blues e fechou o assunto em pouco menos de uma hora!

Agora imagino que depois de ouvir toda esta história você possa estar curioso pra ouvir essa musica?! Em breve, o CD está quase pronto e estará saindo pra a galera ouvir em pouco tempo.

Graças a Deus, este é um dos vários causos desta gravação que se solucionaram assim, de forma Divina!

Obrigado ao Dani, grande musico e grande amigo!

Um abraço,

TchuTchi

PS: Essa foto ai, é do Dani gravando no dico "TUFANO", pois por falha nossa, a gente se esqueceu de tirar a foto dele gravando... sorte que ele não mudou muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário